O Senhor Shiva Personifica o aspecto Transformador de Deus.
Shiva representa a ignorância que deve ser eliminada para que haja a renovação.
Segundo um antigo texto conhecido como Shivapurana, todos os meses, a última noite da lua minguante é chamada de Shivaratri (Noite de Shiva) e deve ser dedicada à concentração no aspecto de Deus que representa a Destruição.
Para os hindús, a lua rege a mente. Assim, a diminuição da parte visível da lua (e de sua energia) durante a fase minguante, favorece a gradual utilização da mente, possibilitando a percepção da Luz da Consciência, simbolizada pelo nascimento da Lua Nova.
Anualmente, no mês que, no nosso calendário, fica entre fevereiro e março, esta noite é considerada ainda mais Perfeita. Assim, ela é chamada de Mahashivaratri - A Grande Noite de Shiva. A tradição hindu diz que durante esta noite o Senhor Shiva se manifesta como um Lingam.
A palavra Lingam (ou linga) significa ‘símbolo’ ou ‘aquilo através do qual se pode ver outra coisa’. O Shiva Lingam é uma das mais sutis representações de Deus conhecidas pela humanidade.
Esta ocasião é considerada Perfeita para os aspirantes espirituais. Por isso, os devotos passam todo o dia e a noite jejuando e repetindo o Mantra “OM Namah Shivaya” (OM, Saudações a Shiva) ou cantando bhajans, a fim de purificarem suas mentes para que o Senhor destrua suas limitações e lhes permita alcançar a Liberação.
O Mahashivaratri é dedicado à desintegração das aberrações da mente, portanto, da própria mente, mediante a autoconsagração a Shiva, Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário