Olá a todos!
Estive fazendo algumas pesquisas a respeito da origem da obra literária mais lida e mais
influente da civilização ocidental - a Bíblia Sagrada
.
Antes de começar, uma curiosidade: você sabia que a Bíblia é um documento histórico? Os
vários documentos que a compõe foram (e são) utilizados pelos historiadores, muitas vezes
como fontes únicas de pesquisa sobre o povo hebreu!
Podemos compreender a Bíblia como uma pequena "biblioteca", de maneira bem simplista, que se inicia com manuscritos existentes a partir do ano 1445 a.C. a 90 d.C, inclusos nesse compêndio os Manuscritos do Mar Morto (haverá um post exclusivo para esse assunto).
A maioria de seus autores são desconhecidos... também a maioria dos seus editores que tiveram a incumbência de julgar entre milhares de "manuscritos" que representavam a "memória política e religiosa dos hebreus (antepassados dos judeus)", aqueles considerados de "inspiração divina". Vale dizer que não representa uma revelação "única e absoluta" que caiu do céu como um "presente de Deus", completamente pronto.
A primeira compilação aconteceu no tempo do sacerdote e escriba Esdras. Durante os anos do Cativeiro da Babilônia (século VI a.C.) Israel passou ao "domínio dos persas". Ciro, o Grande, usou de condescendência com aquele povo, e, num cilindro de pedra que remonta o ano 550 a.C., fez escrever: "O Senhor Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra; e Ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá". Esdras 1:2
Um século de escravidão babilônica, fez com que os judeus perdessem por completo, a "identidade religiosa" e Esdras, dispondo dos manuscritos preservados dos últimos 1.000 anos, resolve separar e julgar entre eles, "os de inspiração divina".
Desta forma, foi elaborada a primeira "pequena biblioteca sagrada (A Torá)", composta de 5 livros, cuja autoria foi atribuída à Moisés, por questão de credibilidade. Percebam que ninguém reivindica autoria daqueles manuscritos que pela "tradição da teologia das sinagogas", é de Moisés. "E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas, e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel. Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, assim de homens como de mulheres, e todos os entendidos para ouvirem, no primeiro dia do sétimo mês." Neemias 8: 1 e 2.
Pessoal peço desculpas pela formatação esquisita! Ainda estou aprendendo a utilizar o blog!
ResponderExcluirAbraço a todos os irmãos!